
A mulher preparada é menos incomodada pela dor , é mais capaz de enfrentar o desconforto e teme menos os diversos fenômenos do Tp porque sabe o que acontecerá.A preparação para o parto não exclui o uso de analgesias.
Mas a necessidade de medicação é mínimizada quando a mulher está treinada para responder as contrações e quando ela tem o apoio e a orientação em seus esforços por pessoas interessadas e habilitadas.Como por exemplo a Doula.
O apoio emocional durante o trabalho de parto também pode ajudar no alívio do desconforto em muheres não preparadas.Frequentemente elas podem ser ajudadas com a respiração adequada durante as contrações por meio de instruções forncecidas na ocasião.Essa ajuda pode reduzir sua necessidade de medicação para o alívio da dor.
A preparação física de gestante para o parto,através da instrução baseada em técnicas de relaxamento, posições de repouso, e exercício,constitui um dos objetivos do pré-natal.Essa preparação destina-se a auxiliar a gestante a reduzir a tensão através da melhora da sua postura , a desenvolver a sua capacidade de relaxar e melhorar seu repouso pela prática de exercícios específicos para o controle neuromuscular e a resposta respiratória durante o Tp.
Propicia também o aprendizado de métodos úteis na restauração do organismo pós-parto.Os homens aprendem a auxiliar suas mulheres no condicinamento pré-parto, na prática de exercícios e nas técnicas de administração dos mesmos durante o Tp.
Como os homens,da mesma forma que as mulheres, estão sujeitos a tensão física e mental,supõe-se que as respostas aos exercícios de relaxamento sejam igualmente benéficas para ambos.