quinta-feira, 28 de abril de 2011

Relactação

É um método de iniciar ou reiniciar a produção de leite da mãe (ou mãe adotiva). É usado principalmente pelas mães de recém-nascidos pré-termos ou que estavam doentes nos primeiros dias de vida, quando não puderam amamentar.
Pode ser feita de duas formas:
1) a primeira consiste em deixar a criança sugar ambos os seios em todos os horários das mamadas. Se a criança for de gestação a termo e de bom peso, o tempo recomendado é cerca de 15’. Para os prematuros, de acordo com o peso, inicia-se com cerca de 5’ aumentando progressivamente, de acordo com o ganho de peso. Complementa-se a mamada com leite humano pasteurizado, fórmulas ou leite de vaca in natura oferecido em copinho ou em colher. À medida que for aumentando a produção do leite materno diminui-se a quantidade do complemento.
2)A segunda forma é colocar o leite numa seringa ou outro recipiente, ligando-se a uma sonda que deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo. A criança sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimula a produção do leite materno. A altura em que é colocado o leite e a força de sucção da criança determinam a velocidade de ingestão. O fluxo é controlado ao se dobrar um pouco a sonda. Pode-se substituir a sonda por um conta gotas. Este material deve ser bem limpo e esterilizado em água fervente cada vez que for usado. O tempo para que a produção de leite pela mãe aumente é de no mínimo uma semana, requer paciência e persistência para se obter sucesso. O leite ministrado pela sonda é o que a criança estava usando e, na medida do aumento de produção pela mãe, este é restringido progressivamente.
By Grupo Aleitamento Materno Solidário

Nenhum comentário:

Postar um comentário