quarta-feira, 22 de junho de 2011

Orientações para bebês com Refluxo

Vômitos frequentes, bebê que reclama muito, bebê que briga com o peito, ganho de peso insuficiente, problemas de sono persistentes e que não respondem às alterações de rotina ou outras dicas sugeridas podem ser devidos ao refluxo gastroesofágico (RGE). Se o seu bebê tem refluxo, aqui vão algumas orientações que podem ajudar no tratamento e nas noites de sono. Não se propõem a substituir, de jeito nenhum, a opinião do médico, mas apenas fornecer algumas informações preliminares. Com essas informações, a mãe poderá observar melhor o filho e discutir posteriormente com o pediatra.
* O Refluxo é NORMAL em bebês bem pequenos
E não precisa ser tratado com remédios ou exames invasivos, a não ser que o bebê não esteja ganhando peso adequadamente, ou esteja muito incomodado pelo refluxo e mesmo assim, somente após excluir outras causas e tentar medidas alternativas como mudanças posturais e mudanças na dieta da mãe, por exemplo.
A regurgitação tem um "pico" aos quatro meses de idade e a maioria dos bebês deixa de regurgitar com um ano de idade.
Para saber se o seu bebê está particularmente incomodado e se esse incômodo é causado pelo refluxo, é útil manter um diário (só por alguns dias), anotando às vezes em que o bebê chora, quanto tempo dura o choro, quais os horários dos choros e das mamadas.
É normal um bebê chorar, em média e de forma intermitente, duas horas por dia. Se o bebê ganha peso bem, não está incomodado, apenas vomita, ele é chamado um “golfador feliz”, caso em que não são recomendados exames nem remédios. Apenas medidas posturais e mudança na forma de alimentar.

* Sintomas de refluxo:
- Vômitos (esse é o principal, mas não o único);
- o bebê se arqueia para trás depois de mamar;
- mama apenas poucos minutos e começa a chorar;
- quer mamar no peito o tempo todo, porque o LM alivia a azia causada pelo refluxo;
- se recusa a comer, ou diz que está com muita fome, daí come só uma colher de comida e pára;
- soluços;
- briga com o peito, parece ter dificuldades para sugar;
- tosse persistente, problemas respiratórios persistentes.

O refluxo pode ser oculto, ou seja, a criança não vomita, mas o alimento volta até parte do esôfago, causando azia, dores, falta de apetite. Pode acontecer de parte de o líquido ser aspirada, o que causa pneumonias, otites, problemas respiratórios recorrentes.

Sono perturbado, com engasgos e a criança se contorcendo, é um traço comum a muitas crianças com refluxo. Esses sintomas podem aparecer em conjunto ou isoladamente. Apenas o sono ruim, por exemplo, já pode ser um indício de que o refluxo (já diagnosticado) está voltando.

Mais sobre o assunto:Aleitamento Materno Solidário

Um comentário:

  1. Olá sou do blog Mamis!
    Vim conhecer teu blog! Nos primeiros meses de minha florzinha, a pediatra dela disse que ela
    estava com refluxo, apesar de que de todos esses sintomas que vc citou ela so soluços! Mas ela passou o medicamento e depois que tomou não teve mais nada!
    beijox

    ResponderExcluir