terça-feira, 10 de abril de 2012

Benefícios de ter uma Doula !!!

Você sabia que, por definição, uma doula é uma mulher que oferece suporte contínuo durante o trabalho de parto e o parto? E que, de modo geral, o tipo de suporte que a doula oferece não pode ser substituído nem pelo cuidado da família e amigos, nem mesmo pelo cuidado dos profissionais de saúde que acompanham o parto (sejam eles enfermeiras, parteiras, obstetrizes ou médicos)? Muitas pessoas confundem esses papéis, mas existem inclusive estudos científicos que mostram que eles não são a mesma coisa e que os benefícios de ter uma doula no seu parto são maiores do que aqueles obtidos quando o suporte é da sua rede social ou é um profissional de obstetrícia.

Suporte contínuo significa que uma pessoa oferece apoio durante todo o trabalho de parto e parto para aquela mulher especificamente, no esquema um-a-um (uma pessoa de suporte para uma mulher). Esse tipo de suporte foi analisado em 21 estudos que avaliaram mais de 15.000 mulheres em vários lugares do mundo, para identificar se essa é uma estratégia que melhora os resultados do parto. Estes estudos observaram que ter suporte contínuo resultou nos seguintes benefícios:

*Um aumento de 8% no número de mulheres com parto vaginal espontâneo
*Uma redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo durante o parto e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural)
*Uma redução de 31% no número de mulheres que relataram ter sentimentos negativos sobre a experiência de parto
*Uma redução de 10% no número de mulheres com partos instrumentais (fórceps ou extrator a vácuo)
*Uma redução de 21% no risco de cesárea
*Uma redução de 30% no número de bebês com Apgar baixo

Outros indicadores foram avaliados, mas não foi identificado nenhum benefício adicional do suporte contínuo para eles. Alguns desses estudos avaliaram ainda se o tipo de pessoa que oferece o apoio um-a-um tem algum impacto sobre esses resultados. Ou seja, se o benefício é diferente quando esse suporte é prestado por alguém da rede social da mulher, por uma doula ou por um profissional da equipe. E é aí que a atuação da doula se diferenciou dos demais tipos de cuidador. Vejamos como!

*Uso de ocitocina
-Equipe técnica do hospital: aumento de 6%
-Doula: redução de 31%
-Pessoa da rede social: não houve benefício para esse indicador

*Parto vaginal espontâneo
-Equipe técnica do hospital: não houve benefício para esse indicador
-Doula: aumento de 12%
-Pessoa da rede social: não houve benefício para esse indicador


*Cesárea
-Equipe técnica do hospital: não houve benefício para esse indicador
-Doula: redução de 28%
-Pessoa da rede social: não houve benefício para esse indicador


*Sentimentos ou pensamentos negativos em relação ao parto
-Equipe técnica do hospital: não houve benefício para esse indicador
-Doula: redução de 34%
-Pessoa da rede social: redução de 43%

Referência: Hodnett ED, Gates S, Hofmeyr GJ, Sakala C, Weston J. Continuous support for women during childbirth. Cochrane Database of Systematic Reviews 2011, Issue 2. Art. No.: CD003766. DOI: 10.1002/14651858.CD003766.pub3.

Fonte: Núcleo Carioca de Doulas



Nenhum comentário:

Postar um comentário