sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Amamentação:Garantir este Direito é Responsabilidade de Todos

Por que proteger a amamentação é importante?
- O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante
o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.
Não acredite em propagandas enganosas. Elas buscam confundir você e convencê-la a substituir a amamentação pela mamadeira.

O que mais o bebê ganha mamando no peito?
- Afeto e saúde. O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho. Além disso, quando amamentado, o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças.
Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos,desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Que vantagens a amamentação traz para a mãe?
- A amamentação traz também vantagens para a mãe. O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. A mulher que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

Por que não usar mamadeiras ou chupetas?
- As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito. Além disso,podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções. Acredite, seu filho prefere seu leite, seu peito, seu colo.

Como amamentar?
• A mãe deve dar o peito ao seu filho sempre que ele pedir. O bebê não tem horário para mamar, tem seu próprio ritmo,que deve ser respeitado. Ele deve mamar até que fique satisfeito. É importante que ele esvazie bem uma mama antes de passar para a outra mama.
• Leite do final da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz que ele ganhe mais peso.

Como saber se o leite do peito está sendo suficiente para o bebê?
- Você pode ficar tranqüila se o bebê:
• Ficar satisfeito depois das mamadas.
• Urinar várias vezes ao dia.
• Ganhar peso e crescer bem.

Dicas úteis para uma boa amamentação:
• A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.
• Evite bebidas alcoólicas, fumo e drogas.
• A mãe que tiver excesso de leite pode doá-lo a um Banco de Leite Humano e ajudar outros bebês que precisam.

NÃO SE ESQUEÇA:
- Os bebês costumam mamar com muita freqüência,
principalmente nos primeiros meses. Isso é normal.

Nem todo choro do bebê é fome. O seu filho pode chorar porque está com frio ou calor, cólicas, sentindo algum desconforto, fraldas sujas ou precisando de aconchego, de “colinho”.

Outras leis que protegem a amamentação.
• Licença-maternidade de 4 meses. Após este período as mães que trabalham registradas e que amamentam, nos primeiros 6 meses, têm direito por lei a 2 pausas de 1/2 hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho.
• Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.

Orientação para a mãe trabalhadora.
- Durante as horas de trabalho ou em casa a mãe pode ordenhar o seu leite e guardá-lo em frasco limpo, fervido, numa geladeira,por até 24 horas, ou no congelador ou
freezer, por até 15 dias. Este leite pode ser oferecido para a criança quando a mãe estiver fora de casa, com um copinho. Antes de oferecer ao bebê, é preciso aquecer o leite em banho-maria.

Acredite, você é capaz de amamentar seu filho!
A mulher que amamenta precisa do apoio de todos: da família, dos vizinhos, dos amigos, das colegas de trabalho. Procure Serviços de Saúde para orientações de como prevenir e tratar dificuldades.

Mais informações, acesse:
www.sbp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário