segunda-feira, 12 de março de 2012

As Falsas Indicações de Cesárea!


Dizem que vilanizamos os GOs (Gineco-Obstetras), mas nós Doulas realmente precisamos vilanizá-los? Ora, eles fazem isso por si só! (Eu frizo sempre que salvo raras e abençoadas exceções, pois ainda existem profissionais abertos a novas atitudes, a novas maneiras e humanizados, repeitosos ao momento máximo na vida de uma mulher).

Mas infelizmente a esmagadora maioria ainda é de cesaristas, os GOs adeptos as cesáreas eletivas, que agendam partos, que cronometram tudo e querem otimizar o tempo e tudo pra quê? É mais lucro? É a forma como aprenderam e não se dispõem a mudar, melhorar? Seja lá como for, essa "classe" das cesáreas eletivas se alastrou em proporções absurdas e alarmantes no Brasil, um país que tem a ilusória historinha montada na mente de que cesárea é moderno e seguro, que é indolor, que é mais fácil pra mulher, ora parem!

Céus, leiam pessoas! O PN (Parto Natural) é significativamente MUITO mais seguro que uma cesárea, pois há quem não leve em conta que uma cesárea é uma cirurgia como outra qualquer, que implica riscos de hemorragia, complicações uterinas, complicações e reações a anestesia, problemas na amamentação, pois o bebê não vem no tempo dele, a mãe não tem a descarga de ocitocina natural (hormônio que induz as contrações e o "descer" do leite) entre outras tantas complicações que podem haver e não nego que PN pode ter também suas complicações, mas nada comparado a algo como uma cirurgia, que muitos já se esqueceram que foi criada para salvar vidas em casos de sofrimento materno/fetal e não para o comodismo!

Ah! mas o PN é demorado, cansativo, dói demais, porquê se prestar a tamanho sofrimento? Ora, porque é natural! Porque é uma dor de saúde e não de doença, porque simplesmente seu corpo foi feito e anseia por isso e seu bebê igualmente, merece nascer quando estiver maduro, as dores podem e muito serem amenizadas com técnicas de massagem, acupressão, mudança de posição, banheira ou ducha, bola suiça, rebozo, ou seja, uma infinidades de maneiras de amenizar uma dor que na verdade é o que lhe tráz o bebê, a cada contração, a cada dor é seu bebê mais perto dos seus braços, de forma digna e humana, sem intervenções, sem drogas, sem tapinha nas costas, colírios ácidos, sucções desnecessárias, corte de cordão precoce, banho imediato, tudo isso é fator de stress ao bebê, mas em um PN humanizado o bebê vai direto pro peito da mãe, quer lugar melhor?

Sem falar no fator de amadurecimento fetal, poucos sabem que assim que os pulmões amadurecem e estão prontos pra respirar no mundo aqui de fora, secretam uma substância que inicia o TP (Trabalho de Parto) é o chamado surfactante e naturalmente através do próprio bebê o TP se inicia sem induções, sem pressa, sem hora marcada, então é sensato o bebê ser retirado do ventre materno sem nenhuma indicação plausível? Não, claro que não!

As indicações de cesárea mais famosas e batidas são:

1ª O bebê é muito grande pra sua cavidade pélvica - (Típico de Cesarista Médium que já prevê que seu cólo não vai dilatar)

2ª Passou da hora - Espera aí, como passou da hora se são os pulmões maduros do bebê que secretam o surfactante para iniciar o TP e decidem a hora? (Típico doCesarista Surdo, ele não vai ouvir esse "detalhe" e vai continuar afirmando a posição dele)

3ª Bolsa Rota (Bolsa de Líquido Amniótico rompida a um certo tempo) - se a bolsa está rota o bebê está sem água, está em sofrimento fetal - Calma ai doutor! O BCF (Batimento Cardíaco Fetal) diminuiu, indicando sofrimento? E outra doutor, quando a bolsa rompe a cabeça no bebê "fecha" o canal tal como uma rolha justamente pela perfeição do corpo humano, pra evitar um caminho fácil pra infecções! (Típico doCesarista Compromissado, ele tem que cumprir a agenda neh, vamos entender! Ahh tah! Ahãn)

4ª Essa é a predileta - Circular de cordão e olha que não é só uma não, são umas 18 circulares! Aí o próprio cesarista já está assinando que ele passou na faculdade de medicina com Q.I. (quem indica) porque se o doutor não é capaz de desfazer uma circular de cordão no nascimento, você vai confiar nele com um bisturi? Mas eles não param por ai, colocam medo, do bebê sufocar, aí comprovam mesmo que compraram o diploma, porque o bebê até sair por completo do canal vaginal, NÃO respira pela traquéia!!! Respira por onde sempre respirou, pelo cordão! Sem falar que uma circular de cordão pode ser vista no último ultrassom e minutos depois se desfazer pois o bebê mesmo ja encaixado, tem mobilidade pra isso, então mais um mito! (Típico deCesarista Fatalista, daqueles que assistem demais drama na TV)

5ª Você não tem Resistência a Dor - Essa é pra acabar...Espera aí doutor o senhor já me viu parindo pra saber? Ah, não, claro que não o doutor é cesarista! (Típico do Cesarista Vidente que já prevê seu comportamento e já sabe que não vai aguentar uma dor que nem ele mesmo sabe como é, pois nunca vai passar por isso!)

6ª Mas "mãezinha" a cesárea é mais segura, mais rápida pra você ter seu bebê nos braços, você será melhor assistida...Calma aí, rápida pra sua agenda porque eu não tenho pressa de parir, meu bebê não vem direto pra mim, passa por inúmeros procedimentos antes e depois estarei tão dopada de anestésico que mal conseguirei ficar acordada pra vê-lo e quanto ao melhor assistida concordo mesmo, meia dúzia de pessoas que não conheço, mascaradas, num ambiente frio e impessoal, super assistida mesmo, de formas que eu nem gostaria! (Típico do Cesarista Infantilista, Mentiroso e Ladrão, aquele que "preza pelo bem da mãezinha" e quer te poupar te diminuindo, mente sobre as maravilhas da cesárea e rouba SEU parto de você!)

Essas são as mais comuns indicações de desneCESÁREAS, mas eles estão evoluindo e criando novos argumentos ainda mais comprometedores pra própria categoria e nós Doulas que os vilanizamos? Ora, faça o favor GOs! Se situem!

Cesárea não é Parto, é Cirurgia!

Quem faz o Parto é a mulher, não o GO, EO, Obstetriz ou Doula, são vocês mulheres que tem pra si essa tarefa e honra, vai repassar essa benção pra quê? Vai dar seu parto de mão beijada?

Lute! Se informe! Pesquise, pergunte, tenha uma segunda, terceira, quarta opinião, converse com mães de PN, participe de fóruns on-line mesmo, hoje em dia falta de informação é escolha pois estamos aqui, alí e acolá, em todos os cantos, Doulas unidas para vencer as cesáreas eletivas e lutar por Partos Humanizados e dignos!

(Por Sabrina - Doula)

PS: Nós doulas já sabemos, mas divulguem, pois há sempre uma gestante, tentante, puerpéria que pode ter dúvidas e/ou também identificar se foi vítima de uma cesárea eletiva!

Link do Blog onde está o artigo: http://divinoauxilio-doula.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário